Carminho, Ney Matogrosso e Zambujo abrem a programação da série “Ponte Aérea: Portugal – Brasil”, realizada pelo canal Papo de Música, União Brasileira de Compositores e Sociedade Portuguesa de Autores

Apresentada por Fabiane Pereira, criadora do canal Papo de Música, programa que celebra o acordo de reciprocidade entre a UBC e a SPA estreia nesta terça-feira (03/08) às 12h

 

 

 

 

 

“A primeira vez que eu fui a Portugal foi em 1983. Parecia que eu estava aqui, não parecia que eu estava longe. Eu cheguei lá fazendo o show Matogrosso, que eu era um índio, semi-nu, eu pensei “Vão me estranhar”, mas não me estranharam”, narrou Ney Matogrosso, em bate-papo que vai ao ar dia 5 de agosto, às 19h

 

Dando início a rica programação, a cantora portuguesa Carminho é a estrela do primeiro episódio da série “Ponte Aérea: Portugal – Brasil”, realizada pelo canal Papo de Música, que vai ao ar terça-feira (03/08), às 12h. Seguindo a agenda da primeira semana, a série apresenta na quinta-feira (05/08), às 19h, um bate-papo entre Ney Matogrosso e Zambujo. Às terças-feiras, o programa receberá individualmente artistas portugueses, e às quintas-feiras, as entrevistas serão em dupla, com a participação de um compositor brasileiro e um português. Nelson Motta, Adriana Calcanhotto, Fafá de Belém, Ronaldo Bastos, Duda Beat, Tiago Nacarato, Russo Passapusso e Ana Moura são alguns dos destaques da extensa programação que está por vir. A iniciativa celebra a parceria entre a União Brasileira de Compositores (UBC) e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e será exibido durante os meses de agosto, setembro e outubro.

Em entrevista, Carminho conta que ter vindo ao Brasil mostrou um mar de possibilidades, vendo de perto artistas criando a partir da mesma língua materna, a língua portuguesa, tornando ainda maior a admiração pela música brasileira. Entre os diversos nomes que destaca, a cantora diz que “Tom Jobim é, nele próprio, um gênero musical”. O também português Zambujo veio ao país pela primeira vez em 2009, se apresentou em três shows, e foi nesse período que Ney Matogrosso pôde conhecer pela primeira vez e presenciar a potência do cantor em sua apresentação no Parque Lage. “Eu nunca vi uma reação tão positiva do público da primeira à última música. Eles aplaudiam com uma força como se todos já o conhecessem.” – relata Ney. Zambujo conta no bate-papo que a música brasileira entrou na vida dele com o triângulo João Gilberto-Vinícius-Tom Jobim, e tanto o artista português quanto o brasileiro concordam que a letra é a parte mais importante da música. “Para a mim a música tem que dizer alguma coisa, tem que transmitir. Eu tenho que sentir que a música pode ser aquilo que eu imagino dela” – explica o português.

Os encontros serão mediados por Fabiane Pereira, jornalista e apresentadora do canal ‘Papo de Música’. A profissional já morou em Lisboa e possui relação próxima com o país e muitos artistas que farão parte do projeto. Totalmente independente, o canal é um dos raros espaços no YouTube que tem a música como protagonista, já apresentou mais de 200 entrevistas e soma mais de dois milhões e meio de plays.

As transmissões dos episódios apresentados nas terças-feiras acontecerão exclusivamente no canal ‘Papo de Música’, disponível através do link https://www.youtube.com/c/PapodeMusica. Já os programas das quintas-feiras serão transmitidos simultaneamente também no canal de YouTube da UBC: https://www.youtube.com/user/UBCMusica .

 

 

 

 

(Foto divulgação: Carminho)

 

 

CARMINHO

Cantora e compositora, nasceu em meio à música: sua mãe é a conceituada fadista Teresa Siqueira. Em 2013, a artista afirmou-se como um dos principais nomes portugueses, vencendo um Globo de Ouro português e o Prêmio Carlos Paredes – ambos com dupla platina. Sua relação com o Brasil se estreitou em 2014, quando gravou música de Tom Veloso em seu álbum “Canto”, que também contou com participações de Marisa Monte, Carlinhos Brown, Naná Vasconcelos, Jaques Morelenbaum, entre outros, e se aprofundou ainda mais quando foi convidada pela família de Tom Jobim para fazer o disco “Carminho canta Tom Jobim”, acompanhada da última banda que o acompanhou. O projeto teve parcerias com Marisa Monte, Chico Buarque e Maria Bethânia. Em seus trabalhos mais recentes, a artista afirma ter inspirações variadas, incluindo brasileiros icônicos como Noel Rosa.

 

 

ZAMBUJO

Músico alentejano, já foi chamado de “o mais brasileiro dos portugueses” – seu trabalho mais recente, o álbum “António Zambujo Voz e Violão”, é uma ode à bossa nova e à obra de João Gilberto; e o cantor também já dedicou um disco à interpretações de canções de Chico Buarque, em 2016, que foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de MPB. Com mais de vinte anos de carreira, já se apresentou com diversos nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Roberta Sá, e Ney Matogrosso.

 

NEY MATOGROSSO

Nome indispensável quando se trata de música brasileira, começou sua carreira na década de 1970 ao se mudar do Mato Grosso para São Paulo e integrar o grupo Secos e Molhados, que lhe deu projeção internacional. Sua voz marcante e performances exuberantes são icônicas e influenciam até hoje – Ney foi considerado pela revista Rolling Stone a terceira maior voz brasileira de todos os tempos, assim como o trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Ao longo de sua carreira acumulou mais de 20 álbuns. Em 2012, o documentário “Olho Nu”, que fala sobre sua carreira, foi aclamado pela crítica especializada – “Sem idade, dribla seus 71 anos e faz acreditar que a eternidade existe”, disse Júlio Maria, jornalista do Estado de S. Paulo, responsável pela biografia do cantor.

Zambujo e Ney Matogrosso em show do cantor português em homenagem à Chico Buarque, em 2016

 

 

SERVIÇO

03/08 – Carminho
Terça-feira (03/08), às 12h, no canal de YouTube ‘Papo de Música’- https://www.youtube.com/c/PapodeMusica

05/08 – Ney Matogrosso + Zambujo

Quinta-feira (05/08), às 19h, nos canais do YouTube ‘Papo de Música’ https://www.youtube.com/c/PapodeMusica e UBC – https://www.youtube.com/user/UBCMusica

 

 

SOBRE A UBC

União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.

A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 40 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras.

SOBRE A SPA

A SPA representa os interesses de mais de 20.000 autores portugueses, bem como autores estrangeiros que implementam de forma coletiva a gestão de seus direitos económicos. A SPA é uma cooperativa de responsabilidade limitada, fundada em 1925 para a Gestão e Representação dos Direitos de Autor de todas as disciplinas literárias e artísticas, visuais e audiovisuais.

SOBRE O PAPO DE MÚSICA

O Papo de Música é um canal de entrevistas idealizado e comandado pela jornalista Fabiane Pereira que já entrevistou mais de 200 artistas, ao longo de quase três anos, e soma mais de dois milhões e meio de plays no YouTube. O Papo de Música é um dos únicos canais no Youtube que tem a música como protagonista e através de entrevistas descontraídas com artistas dos mais variados gêneros musicais.