Andre Mehmari, Lazzo Matumbi, Tulipa Ruiz e Chico Lobo se apresentam no Palco Virtual do Itaú Cultural

Em quatro dias de programações on-line e ao vivo, de quinta-feira a domingo, o site do Itaú Cultural apresenta shows que marcam lançamento de novo disco, comemorações de décadas de carreira, repertório nunca tocado ao vivo e participação do público pelas redes sociais

 

De 29 de abril a 2 de maio (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, a programação do  Palco virtual, no site  do Itaú Cultural, apresenta quatro shows ao vivo. No primeiro dia, o premiado pianista Andre Mehmari toca, pela primeira vez, canções do seu novo disco em homenagem a Noel Rosa e interage com o público, em tempo real, pelo Instagram. Na sexta-feira, o cantor Lazzo Matumbi reproduz grandes sucessos dos seus 39 anos de carreira. O final de semana começa com o show da cantora e compositora Tulipa Raiz, que mostra repertório inédito em voz e guitarra. No domingo, Chico Lobo mergulha no universo da viola caipira com canções que marcam seus 35 anos de contribuição para a música instrumental brasileira.

 

As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

Um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira, Mehmari apresenta recital de piano solo do seu novo trabalho, Estrela da Manhã, álbum de 26 canções de Noel Rosa, lançado por streaming em janeiro desse ano. Nesse disco, o pianista-compositor cria leituras espontâneas e inéditas para o visionário Rosa, criando pequenas crônicas brasileiras a partir das canções.

Para a apresentação no Palco Virtual, além da música de Noel e seus parceiros, Mehmari improvisa sobre temas propostos pelo público on-line, criando suítes inéditas em tempo real e com a participação dos ouvintes.

No dia seguinte, Lazzo Matumbi, dono de voz única e de uma musicalidade potente, mostra um repertório que vai do reggae ao jazz, passando por samba, soul e outros batuques de origem africana.

Figura essencial na resistência da cultura negra na Bahia e no Brasil, o cantor e compositor apresenta as principais músicas coletadas nos seus quase 40 anos de carreira, entre elas Alegria da Cidade, Do Jeito que seu Nego Gosta, Me Abraça e me Beija e Abolição.

 

Final de semana

Vencedora do Grammy de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo com seu disco Dancê (2015), Tulipa Ruiz promete surpreender os fãs em sua apresentação. Ao lado do irmão, Gustavo Ruiz, a multifacetada artista apresenta canções dos seus quatro álbuns e singles que nunca ou raramente foram mostradas em seus shows. Músicas do lado B dos seus discos, como Pólen, Expirou e Old Boy, por exemplo, serão tocadas pela primeira vez ao vivo, todas elas na base de voz e guitarra.

Com apresentações em grandes festivais internacionais, entre eles o Rock in Rio, ao lado da banda Nação Zumbi, e o Montreux Jazz Festival, com Gal Costa, Tulipa teve uma de suas composições mais recentes, Banho, gravada por Elza Soares.

Encerrando o fim de semana, no domingo o violeiro caipira, Chico Lobo, apresenta repertório comemorativo de seus 35 anos de carreira.  Por meio de composições contemporâneas, o músico mineiro mostra canções autorais de sua vasta discografia que trazem catiras, cateretês, congados, folias, lundus, batuques, modas, causos e músicas do cancioneiro, que ressaltam uma brasilidade tecida nas cordas de sua viola.

Sobre os artistas

 

Andre Mehmari tornou-se conhecido pelo grande público ao vencer, em 1998, a primeira edição do Prêmio Visa de MPB. Duas vezes indicado ao Grammy Latino, apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual, André teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais e de câmara. Participou como solista em importantes festivais de jazz como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio), Juan Les Pins (França), Umbria Jazz (Itália) além de numerosas turnês nos EUA, Europa e Japão.

Atuou com pianista ao lado de Antônio Meneses, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Sérgio Santos, Ná Ozzetti, Guinga, Mônica Salmaso, Mário Laginha, Maria João Grancha, Toninho Horta, Flávio Venturini e Alaíde Costa, entre outros nomes de destaque do cenário nacional e internacional, transcendendo com elegância e brilhantismo gêneros e barreiras estilísticas.

 

Lazzo Matumbi é um cantor e compositor baiano que, desde muito cedoteve contato com a música. Em 1978, foi convidado para a ala de canto do Bloco Afro Ilê Ayê, que tem sua sede no bairro da Liberdade. Nos anos de 1990, interrompe suas apresentações nos palcos da Bahia e aceita o convite de Jimmy Cliff para acompanhá-lo numa turnê de 50 shows por vários países, atuando como percussionista e backing vocal, e ainda interpretando as músicas do seu próprio repertório na abertura dos shows desse grande artista jamaicano. Durante a turnê, Lazzo realizou um encontro inevitável com a Jamaica e um mergulho ainda mais profundo no universo da música preta. Na terra do Bob Marley, ele produziu e gravou o disco Arte de Viver.

 

Tulipa Ruiz, nascida em Santos e criada em São Lourenço (MG), tem suas músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada e destacado em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent.

 

Chico Lobo recebeu três vezes o prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Raiz Regional Brasileira (2015, 2016 e 2017). Também foi homenageado com o Prêmio Mineiro da Música Independente. Ele é agraciado em sua cidade natal com o Título de Honra ao Mérito por valorosa contribuição à sociedade e cultura, através de sua fundação, o Instituto Chico Lobo, aberto em 2013. Lançou 26 CDs – entre obras de carreira, parcerias e coletâneas. Entre os seus trabalhos, Viola Popular Brasileira foi o pioneiro em seu gênero e que sintetiza sua carreira até 2005.

 

SERVIÇO:

Andre Mehmari
Dia 29 de abril (quinta-feira), às 20h

Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla.

https://www.sympla.com.br/andre-mehmari__1192555

Lazzo Matumbi
Dia 30 de abril (sexta-feira), às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla.
https://www.sympla.com.br/lazzo-matumbi__1195091

Tulipa Ruiz
Dia 1 de maio (sábado), às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla.

https://www.sympla.com.br/tulipa-ruiz__1193121

Chico Lobo

Dia 2 de maio (domingo), às 20h

Classificação indicativa: livre

Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla.

https://www.sympla.com.br/chico-lobo__1193126

 

 

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural