Música nacional é a mais ouvida nas rádios brasileiras em 2019

Os gêneros nacionais corresponderam a 72% dos impactos no rádio, de acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media e da Crowley

 

 

A música está presente no dia a dia das pessoas e entre os ouvintes de rádios é quase uma unanimidade: 93% deles dizem escutar música, segundo dados do Target Group Index. Mas quais os hits musicais mais sintonizados no rádio? Para entender os gêneros de música consumido nas rádios brasileiras, a Kantar IBOPE Media e a Crowley, empresa especializada em monitoramento eletrônico de broadcast de áudio, realizaram estudo que combina a medição de audiência do meio e a execução de músicas em 13 regiões metropolitanas, levando em conta dados de 150 emissoras, de janeiro a abril deste ano.

“A música está presente na jornada do consumidor, no trânsito, no trabalho e em casa. Entender quais gêneros, artistas e músicas engajam o maior número de ouvintes é essencial para a estratégia de programação das emissoras de rádio”, afirma
Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Foram identificados 62,9 bilhões de impactos, sendo que, destes, 72% correspondem a músicas nacionais. O gênero sertanejo, representado por 7 dos 10 artistas mais escutados nas rádios, lidera com mais de 18 bilhões de impactos, 67% maior que o pop internacional, segundo colocado, e o gospel, impulsionado pela liderança local no Rio de Janeiro, ocupa o terceiro lugar superando gêneros como MPB, Pagode e Pop Rock.

 

Gêneros na Rádio

 

musica

 

O estudo mostra que as músicas nacionais são as queridinhas: Atrasadinha, de Felipe Araújo com participação de Ferrugem, foi a mais ouvida no período. A música internacional mais ouvida, Havanna de Camila Cabello, ficou na 28ª colocação geral, atrás dos gêneros nacionais: sertanejos, pop e pagode.

 

RK

Artista

Música

Impactos

1

FELIPE ARAUJO ATRASADINHA

486.149.606

2

LUAN SANTANA VINGANÇA

360.942.877

3

WESLEY SAFADÃO SÓ PRA CASTIGAR

308.812.106

4

GABRIEL DINIZ JENIFER

295.746.735

5

ZÉ NETO & CRISTIANO NOTIFICAÇÃO PREFERIDA

290.702.476

6

DILSINHO PÉSSIMO NEGÓCIO

288.044.474

7

MARCIA FELLIPE QUEM ME DERA

283.720.974

8

GUSTAVO MIOTO SOLTEIRO NAO TRAI

279.036.215

9

GUSTTAVO LIMA ZÉ DA RECAÍDA

269.929.663

10

DIEGO & VICTOR HUGO INFARTO

265.355.372

11

HENRIQUE & JULIANO QUEM PEGOU, PEGOU

245.670.967

12

MAIARA & MARAISA NÃO ABRO MÃO

244.887.562

13

GUSTTAVO LIMA APELIDO CARINHOSO

243.829.476

14

LUDMILLA CLICHE

237.337.356

15

MARILIA MENDONÇA CIUMEIRA

228.325.145

16

FERRUGEM CHOPP GAROTINHO

221.266.710

17

ZÉ NETO & CRISTIANO ESTADO DECADENTE

219.579.166

18

MELIM OUVI DIZER

219.299.451

19

GUSTTAVO LIMA CEM MIL

207.723.875

20

MATHEUS & KAUAN CERVEJA, SAL E LIMÃO

204.966.710

21

VITOR KLEY O SOL

200.873.480

22

MARILIA MENDONÇA BEM PIOR QUE EU

198.506.926

23

ZÉ NETO & CRISTIANO LARGADO AS TRAÇAS

196.754.809

24

LUCAS LUCCO POSTO 24 HORAS

187.202.447

25

LUAN SANTANA SOFAZINHO

186.420.502

26

JORGE & MATEUS TRINCADINHO

184.043.812

27

TURMA DO PAGODE PESQUISA NO GOOGLE

182.832.217

28

CAMILA CABELLO HAVANA

173.036.000

29

JORGE & MATEUS PROPAGANDA

170.183.887

30

YASMIN SANTOS PRONTA PRA TRAIR

168.374.864

 

 

“Compreender o panorama de consumo de músicas e artistas permite que a indústria de mídia e entretenimento refine a oferta de conteúdos e em seus planejamentos de comunicação e de atuação dos mais diversos artistas”, salienta Eduardo Bonadio, diretor corporativo Brasil da Crowley.

——-

Fontes dos dados: GRP Música | Kantar IBOPE Media e Crowley | jan-abr/2019 | cobertura: 150 emissoras | 11 regiões metropolitanas Kantar IBOPE media + Distrito Federal + Campinas | segunda a sexta | 7h-19h.

Target Group Index (BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s) – Filtro: Ouvintes Rádio U30d – Ouviu Música no Rádio U30d

 

 

Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

 

 

Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.